quinta-feira, 26 de abril de 2012

IDEIAS PARA PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL – J.A


Estamos em contagem regressiva para o Dia dos Desbravadores e hoje vamos dar dicas importantes para os que pretendem fazer a programação JA em sua igreja.

Vimos aqui no blog algumas idéias para a programação do culto, no dia mundial dos desbravadores. Agora vamos colocar aqui algumas dicas para o programa JA e, no final, uma sugestão de programa, de autoria de Paulo Oliveira, líder máster avançado e diretor do Clube Pioneiros da Colina (ABC).

Momentos de louvor: Para iniciar o seu programa com pé direito, invista nos momentos de louvor. Quando digo investir, não quer dizer colocar 2 desbravadores para ficar cantando lá na frente, pedindo sugestões e olhando para o projetor, escutando o playback. Eu digo convidar músicos para tocar todas as músicas (que não necessariamente precisam ser desbravadores) e quem for dirigir o cântico lá na frente precisa ter muito carisma e saber envolver a congregação.
Todas as músicas precisam ser muito bem ensaiadas. IMPORTANTE: Não demore para começar o programa e não use esse momento para “enrolar”.

Entrada: Se o Clube não fez uma entrada na programação da manhã, faça uma bonita entrada, com uma boa música (sugestões AQUI); em seguida as bandeiras, e preste atenção na disposição delas. Independente disso, recite os ideais (lembrando de disponibilizá-los para a congregação) e cante o hino dos desbravadores.
Encenação: Uma encenação sobre algum tema é sempre uma boa idéia para o culto JA. Mas, para isso, precisamos definir qual é esse tema, como vimos no post cerimônias e investiduras. O sucesso de uma encenação é ser bem apresentada!

Precisamos lembrar que quem vai encenar são os próprios desbravadores, e que eles são crianças. Portanto, são necessários bons ensaios para que tudo ocorra bem. Uma idéia interessante é que ela ocorra em blocos, sendo intercalada com outras partes do programa.
A depender do tema escolhido por vocês, aqui vão algumas sugestões de encenações: história mundial do Clube, história do seu Clube, alguma história da Bíblia, contada como se fosse nos dias de hoje (como a história de Jó, por exemplo, sendo um grande empresário), a história de algum desbravador do Clube, como testemunho de como encontrou a Cristo e por aí vai.

Investidura: Por motivos que já vimos aqui, evitamos a investidura no momento do culto divino. Então, este é o momento! Para uma investidura marcante veja o post investidura e cerimônias de encerramento. Podemos aproveitar esse momento também para fazer a entrega da Insígnia de Excelência, pois o Regulamento de Uniformes recomenda a sua entrega no dia mundial ou na cerimônia de encerramento.
Apresentação musical: Mais uma vez lembrando, o dia mundial dos desbravadores é um programa do Clube para a Igreja. Escolha bons cantores para este momento e certifique-se de que é uma música adequada para todas as faixas etárias. Nada de ficar cantando com a letra lá na frente! Isso demonstra total falta de preparo!

Bíblia e oração: JA não é festa, nem programa social. É um culto. Portanto, não pode faltar estudo da Bíblia e momentos de oração. Você pode trabalhar estes momentos de diversas formas. O estudo da Bíblia pode ser feito através de um estudo dirigido que os membros devem responder e depois se reunirem em grupo para discutir; pode ser um momento onde cada um recitará o seu verso bíblico favorito; ou, reunidos em grupos, tentar reescrever um texto bíblico em linguagem moderna e etc. Só evite fazer concursos bíblicos que criem sensação de competição dentro da Igreja.
O momento de oração pode ser feito em duplas, em grupos, por um objetivo específico ou, em Igrejas menores, pode pedir que toda a Igreja faça um círculo e ore de mãos dadas.

Stand: Como já mencionamos no post de idéias para o culto, o dia mundial é uma oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho para a Igreja. Então, monte no hall ou no pátio da Igreja um stand mostrando os principais trabalhos desenvolvidos por eles, os troféus, fotos, etc.

Sugestão de programa:

Decoração: Divida a frente da sua igreja em três ambientes: uma biblioteca (use sofás e coloque uma estante com livros); um espaço para reunião do clube (pode colocar o mastro e local para os desbravados ficarem em forma; uma sala de estar (coloque um sofá, um tapete e uma mesa de centro).
O programa: A história consiste em um juvenil que, olhando alguns livros da biblioteca da avó, encontra um com fotos antigas (pode jogar as fotos que o desbravador está vendo no telão). Sua avó entra e começa a contar uma história de alguns pioneiros da igreja: por exemplo, Guilherme Miller, que desbravou a mensagem de esperança da volta de Cristo para sua geração. A avó inicia a história e em um dado momento ela pára de falar e a história acontece, com Guilherme Miller orando e seu sobrinho Irving indo chamá-lo para pregar. Então Guilherme sai e começa a anunciar as verdades que aprendeu. Voltando na avó, ela cita exemplos de pessoas que desbravaram com esperança em suas gerações e incentiva o neto a levar esta idéia para o seu Clube de Desbravadores.

Após encerrar este quadro, você pode fazer uma dinâmica envolvendo a igreja: por exemplo, passar o vídeo dos nós e ver quem consegue reproduzi-lo, um quiz de perguntas e respostas…

No segundo quadro o Clube está numa reunião do Clube e o diretor os convida a entregarem o material missionário para a comunidade. Então o Clube faz uma oração e se dirige pela nave da Igreja entregando um cartão aos presentes de agradecimento pela presença no dia mundial dos desbravadores. Pode ser uma lembrancinha feita pelos próprios desbravadores!

Acabando este quadro, o desbravador chega em casa e encontra o pai e a mãe na sala de estar, e conta para os pais sobre o projeto missionário que fizeram. Os pais ficam maravilhados, e falam da maravilha que é pertencer ao Clube de Desbravadores. Então os pais e oa desbravadores se levantam e convidam a Igreja a participar da cerimônia de investidura. Explique que este é um momento que simboliza o preparo que os desbravadores recebem para desbravarem com esperança.

Realize a cerimônia de investidura e finalize a sua programação.

É muito importe ser sucinto em cada quadro apresentado, para não cansar a Igreja. O segredo de qualquer programação é o planejamento e ensaio, não deixe tudo para a última hora.

Essa postagem foi publicada inicialmente no blog:

www.cantinhodaunidade.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...